A Igreja Ortodoxa

A Igreja Católica Ortodoxa compartilha a mesma doutrina dos católicos romanos, mas, diferentemente desses, manteve-se ligada à tradição dos primeiros séculos do Cristianismo. Os ortodoxos ministram a eucaristia na forma de pão fermentado e vinho, enquanto os católicos romanos adotam a hóstia. No caso do batismo, os ortodoxos preservam a antiga prática de imersão total ou derramamento de água sobre o corpo. No séc. XIV, os católicos romanos adotaram a aspersão de água sobre o fiel. Os ortodoxos não utilizam instrumentos musicais durante as celebrações, ao contrário da tradição católica romana.

Existem 14 Igrejas Ortodoxas Autocéfalas que são, geralmente, reconhecidas como tais. Uma Igreja Autocéfala possui o direito de resolver todos os seus problemas internos em base a sua própria autoridade, tendo também o direito a remover seus próprios bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja. Cada Igreja Autocéfala atua independentemente mantendo, todavia, comunhão canônica e sacramental plena umas com as outras.

Atualmente, estas Igrejas Ortodoxas Autocéfalas incluem os quatro antigos patriarcados orientais (Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém), assim como as outras dez Igrejas Ortodoxas que surgiram nos séculos posteriores, quais sejam: Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Geórgia, Chipre, Grécia, Albânia e Repúblicas Tcheco e Eslováquia.

Por iniciativa própria, o Patriarcado de Moscou concedeu o status de autocefalía a maior parte de suas paróquias nos Estados Unidos que passou a se denominar Igreja Ortodoxa na América; não obstante, o Patriarcado de Constantinopla reclama para si a prerrogativa de outorgar autocefalía e, por este motivo, outras Igrejas Ortodoxas ainda não reconhecem o status da Igreja Ortodoxa na América.

Das Igrejas Ortodoxas Autocéfalas, nove são Igrejas Patriarcais:

1. Constantinopla
2. Alexandria
3. Antioquia
4. Jerusalém
5. Rússia
6. Sérvia
7. Romênia
8. Bulgária
9. Geórgia

As demais Igrejas Ortodoxas Autocéfalas são presididas, seja por um arcebispo, seja por um metropolita.