BATISMO, CRISMA E COMUNHÃO

O Batismo é um Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ide pois, ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (São Mateus 28,19). É Sacramento essencial da graça; por ele nos tornamos filhos de Deus, herdeiros do Céu e irmãos de Jesus Cristo, capazes de receber os dons do Espírito Santo. Os batizados têm por vocação trabalhar na propagação do Reino de Deus, e santificar, cada vez mais, seu Santo Nome.

Documentos para Batismo

(apresentação obrigatória no ato do agendamento):

Atenção: os pais (ambos) devem, obrigatoriamente, ser batizados (Igreja Ortodoxa canônica ou Igreja Católica Romana) para poderem batizar o filho em nossa Igreja, e, não sendo casados na Igreja, devem apresentar a Certidão de Batismo (Encíclica Arquiepiscopal – Guia do Clero IV, 43).

- Os padrinhos devem ser ortodoxos ou católico-romanos batizados, em condições de provar o Batismo mediante apresentação da competente Certidão. O mesmo se aplica ao Casamento Religioso.(Encíclica Arquiepiscopal – Guia do Clero IV, 37 a,38).

N.B: pais e padrinhos casados em nossa Catedral estão dispensados apenas da apresentação da Certidão de Casamento Religioso, devendo apresentar Xerox da Certidão de Casamento Civil e do RG.

1.1 - Xerox da Certidão de Nascimento da criança

1.2 - Xerox da Certidão de Casamento civil e religioso dos pais

1.3 - Xerox do R.G. dos pais

1.4 - Xerox do R.G. dos padrinhos

1.5 - Padrinhos solteiros: xerox da Certidão de Batismo

+   N.B.: Não se aceitará “lembrança de Batismo”

1.6 - Padrinhos casados: xerox da Certidão de Casamento civil e religioso

+   N.B.:   Certidão de Casamento Religioso com Efeito Civil não substitui a Certidão de Casamento expedida pela Igreja, que deve ser apresentada.

1.7 - Pais não casados na Igreja: xerox da Certidão de Batismo

+   N.B.: Não se aceitará “lembrança de Batismo”

1.8 - Pais não casados (civil e religioso): xerox da Certidão de Batismo e formulário próprio preenchido

1.9 - Pais e Padrinhos devem observar o horário, para que o batizado se realize com pontualidade.

No dia do Batismo deve-se trazer uma toalha de banho branca (grande).

2.         Marcar com antecedência dia e horário para o Batismo.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Segunda a Sexta, das 09h às 17h30