Conheça um pouco mais da beleza dos rituais e cerimônias ortodoxas.

Casamento Ortodoxo

Casamento Ortodoxo é repleto de simbologias que o deixam ainda mais especial.

As coroas são impostas aos noivos e trocadas três vezes sobre suas cabeças, significando que na vida a dois, a fraqueza de uma das partes deve ser compensada pela força da outra; significando que marido e mulher estarão sempre complementando um ao outro.

Os noivos são coroados como reis em seu próprio pequeno reino: o lar que deverão governar com sabedoria.

Segue-se, então, a leitura da Epístola e do Evangelho e a oração do Pai Nosso.

O celebrante, então, conduz o casal em três voltas no sentido anti-horário em redor do altar. Esta volta representa a primeira caminhada dos recém-casados e a igreja, na pessoa do sacerdote, os conduzem pelo caminho em que devem andar, simbolizando, pelo círculo, no centro do qual está o Santo Evangelho.

Por fim, recebem a benção final, beijando o Santo Evangelho.

Apesar de toda a simplicidade, observar-se que esse tipo de celebração tem um significado muito especial, que é a união com base no respeito, na candura e na naturalidade dos sentimentos.

Batizados

O ritual ortodoxo do batismo começa com um exorcismo, afastando qualquer mal que possa existir no catecúmeno, e pedindo a Deus que envie um anjo de luz e se ligue a ele para guardá-lo. Em seguida, faz-se a renúncia a satanás e a todo o mal e jura-se a fidelidade e obediência a Cristo. Os padrinhos, em seguida, professam o Credo Niceno-Constantinopolitano.

Uma vez que o mal esteja afastado e a crença em Cristo Deus afirmada, o catecúmeno está pronto para ter o pecado original lavado de sua alma.

Prossegue-se com o ritual fazendo a benção das águas do batismo, pedindo que “lhe dê a graça da redenção e a bênção do Jordão; que a torne fonte de incorruptibilidade e dom de santificação, para a remissão dos pecados, alívio das enfermidades e confusão dos demônios”. Em seguida, se dá a benção do óleo de oliva, para que junto com as águas purificantes, seja escudo sob proteção do Espírito Santo, para que o batizado não entre em contato com nada impuro e cure as feridas do pecado. Este óleo de unção também lembra a aliança com Noé, a quem Deus prometeu que não mais destruiria a humanidade pela força das águas; também lembra o primeiro fruto da terra que uma pomba trouxe a Noé anunciando o fim do dilúvio.

Assim prossegue-se fazendo a imersão do batismo, em nome da Santíssima Trindade.

Nossas missas são celebradas todos os domingos às 11h00 e 19h00.

Missas especiais (solicitadas) devem ser solicitadas previamente, com a secretaria ou pároco responsável.

Aluguel Salão

Ideal para recepções, reuniões e comemorações, comporta confortavelmente 250 convidados.

Caso tenha interesse em alugar,

entre em contato conosco ou visite a igreja.